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CONHECENDO OS DIFERENTES ESTILOS DE JOGOS
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CONHECENDO OS DIFERENTES ESTILOS DE JOGOS
Conhecendo Os diferentes Estilos de Jogos
Quase todas as batalhas de airsoft podem ser divididas em dois grupos, Skirmish (batalhas ou arenas) ou MilSim (MilSim – Military Simulation).
Skirmish é o estilo de jogo semelhante ao do paintball. Duas equipes num campo lutando por uma bandeira, pela eliminação do time adversário, sem preocupações com realismo.
MilSim significa que os jogados tentam usar as técnicas básicas e estilo das unidades militares e o jogo é sempre estratégico e tático. Exemplos de jogos temos Defesa de Base, Ataque a Base, Encontrar e Destruir, resgate de reféns ou outros tipos similares de jogos. É o estilo mais que mais cresce, sendo praticando pela grande maioria dos adeptos deste esporte.
Variantes de Jogo
Existe uma infinidade de tipos de jogos que se pode jogar com airsoft. Cada competição e evento podem criar seu próprio estilo de jogo, mas os jogos serão sempre uma mistura dos estilos mais comuns. Os jogos podem ser de objetivos únicos ou múltiplos. Segue uma lista:
Batalha Mortal (deathmach): Dois times para cada lado. Vence o time que matar primeiro o time adversário. No caso do jogo ter um tempo determinado, vence o time que tiver mais membros vivos.
Ultimo Homem Vivo (Last man standing) - Ultimos homo statans: Todos contra todos. Geralmente com tempo e área limitados.
De volta ao básico (Back to basic): Um jogo onde apenas pistolas são permitidas. Munição pode ser limitada.
Captura de Bandeira (CTF - Capture the Flag): Dois times jogam um contra o outro e tenta capturar uma bandeira que está na base do inimigo e traze-la para sua própria base. A bandeira tem que ser carregada de forma clara e visível. Esse jogo pode ter outras variantes. ”Bandeira Viva” ou ”Bandeira Morta”. Na Bandeira Viva, a bandeia fica no chão, no lugar que o jogador foi atingido e assim, outro poderá pegá-la. Na ”bandeira morta”, a bandeira é levada de volta a sua base se os jogadores que estiver carregando-a, ante que ela possa ser pega novamente.
Duas bases uma bandeira (two bases one flag): Nesse jogo há duas bases, mas apenas uma bandeira e ela são postas no meio do campo entre as duas bases. Cada time começa de um lado, em suas respectivas bases. O objetivo desse jogo é capturar a bandeira e levá-la para a base do inimigo. Quando a bandeira chega até a base inimiga, eles perdem. Se o jogador que estiver com a bandeira for atingido, qualquer outro jogador pode pegar a bandeira do chão.
Alcançar a Bandeira (grab the flag): Dois ou mais times tentam alcançar a bandeira. O primeiro time que alcança-la com um jogador vivo, vence. Esse jogo deve ser jogado em grandes campos abertos.
Traidor (traitors): Novamente, dois times e esta é uma versão do CTF. Os juízes discretamente escolhem um jogador de cada time para ao qual é dadas marcas de ambos os times. Tente escolher um jogador que não tenha tido muita sorte durante o dia. Informe aos times que cada um tem um traidor. O jogo se desenrola como um CTF, mas depois dos primeiros 5 minutos, o traidor pode mudar de time a qualquer momento que ele desejar. Não confie em seus companheiros.
Caçada Humana (man hunt): Um jogador voluntário é a caça e os outros são os caçadores. À caça é dada uma pistola e um pouco de munição enquanto os caçadores podem usar o que quiserem. Os caçadores devem ser uns números entre 4 e 10 para cada caça. A presa vence se alcançar um local específico dentro de certo tempo. Os caçadores não podem atirar uns nos outros.
Caçada Premiada (bounty hunters):Um jogo cada um por si, onde cada jogador possui uma identificação. Quando o jogo for começar os jogadores se espalham pelo campo. Quando alguém for eliminado, o atirador pega a sua identificação. (o atirador escolhe se o eliminado deve ir até ele ou se ele irá buscar a identificação). Não é permitido formarem times e quem o fizer deve ser desclassificado. O jogo deve ter pelo menos uma hora e ganha o jogador com o maior número de marcadores coletados.
Procura-se, de Preferência Morto (Wanted, Prefered Dead): Um pequeno time, 20% dos jogadores (prisioneiros), deve atravessar uma área protegida por 80% dos jogadores. Os prisioneiros não podem ter armas grandes inclusive armas de suporte (LMG). Os guardas podem ter as armas que quiserem. Cada prisioneiro que alcançar o objetivo é considerado vencedor. Limite de tempo varia de 30 minutos a algumas horas.
Ataque dos comandos ou Operações Especiais (commando raid or special ops):
Um pequeno grupo são os comandos. O resto dos jogadores é dividido para guarda alguns objetivos. Os defensores saem para o campo para proteger os objetivos. Cada objetivo deve ser guardado pelo mesmo número de jogadores que o do time dos comandos. Os atacantes são levados para uma pequena zona fora da área do jogo. Este será o ponto de Infiltração e Saída. Quando os comandos terminam com a missão, pelo menos 1/3 deles têm que retornar para a Zona de Saída ou eles não vencerão. Informe os comandos que eles precisam alcançar uma área no campo, ”a Zona de Salto - dropzone”, onde eles encontrarão informações sobre os alvos que eles devem atacar e encontrar algum objeto (uma bandeira, um mapa, um rádio, um coelho, qualquer coisa).
Quando eles encontram esse objeto em seu objetivo eles devem levá-lo para a ”área de salto” e então voltar para o ponto de saída. Deve haver um limite de tempo. Os guardas podem se entrincheirar e montar barricadas assim como montar patrulhas, mas não podem deixar o objetivo desprotegido
Variantes:
• Destruir objetivo: o time dos comandos deverá destruir algum objetivo (pode se usar bexigas, por exemplo) em um determinado tempo.
• C4: O time dos guardas estará defendendo um depósito de munição e não poderá se distanciar dele por mais de 20 metros. O time dos comandos deve colocar (não jogar) uma “bomba” dentro do depósito de munição dentro de um determinado tempo e voltar para o “ponto de saída”.
Pára-quedistas (Paratroopers): Dois times são divididos. ¼ dos jogadores são os pára-quedistas. Eles terão os olhos vendados e serão levados a uma “zona de salto – dropzone”. Nessa zona, eles recebem um simples mapa da região. Os outros jogadores são espalhados para defenderem 3 objetos na área. O objetivo dos pára-quedistas é encontrar esses objetivos e pegar esses objetos e então traze-los para uma “zona de coleta”. Quando todos esses objetos estiverem na zona, os pára-quedistas vencem. O mapa deve ter falhas e um objetivo deve estar marcado num lugar errado, ou outro objeto deve estar marcado. Como variante, o time de defesa pode espalhar pelo mapa alguns snipers (1-5), que não poderão se comunicar com o time principal. As mesmas
variantes citadas acima podem ser usadas, misturadas, etc.
Resgate de Reféns (Hostage rescue): Dois times formados. Um time é dividido em ”reféns” e ”resgate”, enquanto o outro time serão os Guardas. Os reféns são divididos em diferentes localizações. O time de resgate deverá então resgata-los. Pode levar armas para que os reféns usem. Os reféns podem tentar fugir, mas poderão ser eliminados (atirar ou render se estiverem tentando fugir). 50% dos reféns devem ser resgatados.
Uma variação desse jogo poderá ser: O refém poderá ser um jogador que não pertence ao time (VIP) que foi seqüestrado e deverá ser resgatado ou então poderá ser um ”piloto” que teve seu avião abatido e precisa ser resgatado.
SWAT - Eliminação de Terroristas: Clássico. Um time da SWAT (25% dos jogadores) deve eliminar todos os terroristas. Construções devem ser preferidas para esse tipo de jogo.Variante: Pode haver ”civis” nos cômodos que não poderão ser eliminados.
Assassinato (assassins): Um pequeno grupo de terrorista (25% dos jogadores) deve eliminar um jogar específico (VIP) e recuar para um ponto de saída, dentro de um limite de tempo. O outro time deve defendê-lo a todo custo. O VIP poderá, ou não, estar armado com uma pistola.
Variantes:
• Um grupo de Comandos (25% dos jogadores) deve eliminar o líder de um grupo de terrorismo. (o líder pode ou não estar portanto uma pistola).
• Matar os Oficiais (killing of the officers): Dois times, cada um tem um Oficial. O objetivo é eliminar o oficial do time adversário. O oficial pode se mover pelo campo ou deverá ficar em certo lugar (quartel).
Rei da Colina (king of the hill): 1/3 dos jogadores se entrincheiram no topo de uma colina ou área aberta e devem defender a posição por certo período de tempo. Os outros jogadores devem atacá-los. No topo da colina há uma bandeira, e o time que estiver mais perto da bandeira quando o tempo acabar. A colina deve fornecer uma boa proteção.
Reforço (reinforcements): Variação do Rei da Colina com dois times. De um dos times, um pequeno grupo é escolhido (1/3). Esse grupo se entrincheira na colina, defendendo a bandeira, enquanto que o outro time é posto abaixo na colina e deverá atacá-la. Os 2/3 restantes do primeiro time é levado para um lugar de 5 a 10 minutos afastado da base da colina. O time que estiver mais perto da bandeira quando o jogo terminar, vence. O tempo de jogo deve ser de 20 a 40 minutos.
Zumbi: Uma variação do jogo Time x Time, mas nesse caso o jogador eliminado vai para um terceiro ponto de inicio. Quando três jogadores forem eliminados e estiverem nesse ponto, eles formam um time de zumbis e podem jogar novamente. Esse novo time zumbi luta contra os outros dois times, inclusive contra outros times zumbis. O jogo termina apenas quando resta apenas um jogador de um dos dois times iniciais. Uma variação desse jogo é quando um zumbi atingir um jogador, esse passa para o time zumbi. No final, só ficara um jogador vivo e o resto todo será zumbi (bem no estilo residente evil).
Trincheiras (trenches): Uma área de 50x125 metros é dividida em 10 setores de 2x5 m. Os dois times devem ser grandes (15 a 40 jogadores) e eles começam em lados opostos da fronteira do campo. O time que controlar o maior número de setores quando o jogo terminar será o vencedor. Para que um setor seja controlado, pelo menos 2 jogadores e nenhum inimigo podem estar no setor. A regra ”ferimento leve” é usada.
Arrastar o boneco (drag the doll): Dois times são formados. Um boneco (estatura e proporções de um humano, pesando pelo menos 40 kg – por exemplo, pode-se usar um botijão parecido com os de gás) está no meio de uma arena quadrada. A arena é aberta e plana, mas com vários objetos para dar cobertura. O objetivo é alcançar e arrastar o boneco para o seu lado. Espere por um jogo bastante intensivo e rápido. Basicamente, é um CTF numa versão de arena.
Tomada e apreensão: O time que conseguir manter-se dentro da área especificada por um tempo pré-determinado vence.
Subjugados: Um time deverá atacar e manter dois membros de seu time dentro de uma área especificada sem morrer. O outro time tem domínio sobre todo o território e está
em maior número.
Herói: Um jogador contra todos!O herói estará armado com a melhor arma e sem restrições. Seu objetivo é completar um circuito ou chegar num destino. O herói é imune a acertos em geral, mas se for atingido no peito, onde haverá um papel, e o papel furar, ele morre. Ele vence se completar o circuito sem morrer ou eliminando os inimigos. Todos os outros devem estar armados com armas tranqueiras, não automáticas e sem miras. Devem matar o herói. Note que o herói não para nunca, ele não morre no campo. Só será declarado morto depois de o jogo acabar e se o papel estiver furado.
Patrulha: Atividade terrorista foi detectada na área. Seu time foi enviado para fazer uma patrulha na área. Uma unidade de apoio está na área para suporte.
- Patrulha: Deve patrulhar uma área usando uma rota circular pré-determinada. Não deve desviar desta rota, a não ser que seja atacado. Não pode usar armas automáticas.
- Célula terrorista: Em número inferior à patrulha. Tem a rota da patrulha e deve montar uma emboscada. Pode usar armas automáticas.
- Suporte: Deve permanecer na base até ser chamado pela patrulha. Deve atender ao pedido de socorro da patrulha imediatamente. Pode ter somente uma arma automática.
Variação
• Civis: Ficam vagando pelo campo e confundindo todos.
• Terroristas disfarçados: Como os civis, mas podem jogar granadas em patrulhas quando não estiverem olhando e não suspeitarem.
• Protetores da paz (Nações Unidas): A patrulha que encontrar atividade terrorista deve pedir pela rendição do terrorista antes de atirar.
CQB (Close Quarter Battle): Versões dos jogos que ocorrem dentro de construções. Geralmente dentro de uma casa grande ou em muitas casas. Podem ser uma mistura dos
jogos acima.
Espero que gostem
Quase todas as batalhas de airsoft podem ser divididas em dois grupos, Skirmish (batalhas ou arenas) ou MilSim (MilSim – Military Simulation).
Skirmish é o estilo de jogo semelhante ao do paintball. Duas equipes num campo lutando por uma bandeira, pela eliminação do time adversário, sem preocupações com realismo.
MilSim significa que os jogados tentam usar as técnicas básicas e estilo das unidades militares e o jogo é sempre estratégico e tático. Exemplos de jogos temos Defesa de Base, Ataque a Base, Encontrar e Destruir, resgate de reféns ou outros tipos similares de jogos. É o estilo mais que mais cresce, sendo praticando pela grande maioria dos adeptos deste esporte.
Variantes de Jogo
Existe uma infinidade de tipos de jogos que se pode jogar com airsoft. Cada competição e evento podem criar seu próprio estilo de jogo, mas os jogos serão sempre uma mistura dos estilos mais comuns. Os jogos podem ser de objetivos únicos ou múltiplos. Segue uma lista:
Batalha Mortal (deathmach): Dois times para cada lado. Vence o time que matar primeiro o time adversário. No caso do jogo ter um tempo determinado, vence o time que tiver mais membros vivos.
Ultimo Homem Vivo (Last man standing) - Ultimos homo statans: Todos contra todos. Geralmente com tempo e área limitados.
De volta ao básico (Back to basic): Um jogo onde apenas pistolas são permitidas. Munição pode ser limitada.
Captura de Bandeira (CTF - Capture the Flag): Dois times jogam um contra o outro e tenta capturar uma bandeira que está na base do inimigo e traze-la para sua própria base. A bandeira tem que ser carregada de forma clara e visível. Esse jogo pode ter outras variantes. ”Bandeira Viva” ou ”Bandeira Morta”. Na Bandeira Viva, a bandeia fica no chão, no lugar que o jogador foi atingido e assim, outro poderá pegá-la. Na ”bandeira morta”, a bandeira é levada de volta a sua base se os jogadores que estiver carregando-a, ante que ela possa ser pega novamente.
Duas bases uma bandeira (two bases one flag): Nesse jogo há duas bases, mas apenas uma bandeira e ela são postas no meio do campo entre as duas bases. Cada time começa de um lado, em suas respectivas bases. O objetivo desse jogo é capturar a bandeira e levá-la para a base do inimigo. Quando a bandeira chega até a base inimiga, eles perdem. Se o jogador que estiver com a bandeira for atingido, qualquer outro jogador pode pegar a bandeira do chão.
Alcançar a Bandeira (grab the flag): Dois ou mais times tentam alcançar a bandeira. O primeiro time que alcança-la com um jogador vivo, vence. Esse jogo deve ser jogado em grandes campos abertos.
Traidor (traitors): Novamente, dois times e esta é uma versão do CTF. Os juízes discretamente escolhem um jogador de cada time para ao qual é dadas marcas de ambos os times. Tente escolher um jogador que não tenha tido muita sorte durante o dia. Informe aos times que cada um tem um traidor. O jogo se desenrola como um CTF, mas depois dos primeiros 5 minutos, o traidor pode mudar de time a qualquer momento que ele desejar. Não confie em seus companheiros.
Caçada Humana (man hunt): Um jogador voluntário é a caça e os outros são os caçadores. À caça é dada uma pistola e um pouco de munição enquanto os caçadores podem usar o que quiserem. Os caçadores devem ser uns números entre 4 e 10 para cada caça. A presa vence se alcançar um local específico dentro de certo tempo. Os caçadores não podem atirar uns nos outros.
Caçada Premiada (bounty hunters):Um jogo cada um por si, onde cada jogador possui uma identificação. Quando o jogo for começar os jogadores se espalham pelo campo. Quando alguém for eliminado, o atirador pega a sua identificação. (o atirador escolhe se o eliminado deve ir até ele ou se ele irá buscar a identificação). Não é permitido formarem times e quem o fizer deve ser desclassificado. O jogo deve ter pelo menos uma hora e ganha o jogador com o maior número de marcadores coletados.
Procura-se, de Preferência Morto (Wanted, Prefered Dead): Um pequeno time, 20% dos jogadores (prisioneiros), deve atravessar uma área protegida por 80% dos jogadores. Os prisioneiros não podem ter armas grandes inclusive armas de suporte (LMG). Os guardas podem ter as armas que quiserem. Cada prisioneiro que alcançar o objetivo é considerado vencedor. Limite de tempo varia de 30 minutos a algumas horas.
Ataque dos comandos ou Operações Especiais (commando raid or special ops):
Um pequeno grupo são os comandos. O resto dos jogadores é dividido para guarda alguns objetivos. Os defensores saem para o campo para proteger os objetivos. Cada objetivo deve ser guardado pelo mesmo número de jogadores que o do time dos comandos. Os atacantes são levados para uma pequena zona fora da área do jogo. Este será o ponto de Infiltração e Saída. Quando os comandos terminam com a missão, pelo menos 1/3 deles têm que retornar para a Zona de Saída ou eles não vencerão. Informe os comandos que eles precisam alcançar uma área no campo, ”a Zona de Salto - dropzone”, onde eles encontrarão informações sobre os alvos que eles devem atacar e encontrar algum objeto (uma bandeira, um mapa, um rádio, um coelho, qualquer coisa).
Quando eles encontram esse objeto em seu objetivo eles devem levá-lo para a ”área de salto” e então voltar para o ponto de saída. Deve haver um limite de tempo. Os guardas podem se entrincheirar e montar barricadas assim como montar patrulhas, mas não podem deixar o objetivo desprotegido
Variantes:
• Destruir objetivo: o time dos comandos deverá destruir algum objetivo (pode se usar bexigas, por exemplo) em um determinado tempo.
• C4: O time dos guardas estará defendendo um depósito de munição e não poderá se distanciar dele por mais de 20 metros. O time dos comandos deve colocar (não jogar) uma “bomba” dentro do depósito de munição dentro de um determinado tempo e voltar para o “ponto de saída”.
Pára-quedistas (Paratroopers): Dois times são divididos. ¼ dos jogadores são os pára-quedistas. Eles terão os olhos vendados e serão levados a uma “zona de salto – dropzone”. Nessa zona, eles recebem um simples mapa da região. Os outros jogadores são espalhados para defenderem 3 objetos na área. O objetivo dos pára-quedistas é encontrar esses objetivos e pegar esses objetos e então traze-los para uma “zona de coleta”. Quando todos esses objetos estiverem na zona, os pára-quedistas vencem. O mapa deve ter falhas e um objetivo deve estar marcado num lugar errado, ou outro objeto deve estar marcado. Como variante, o time de defesa pode espalhar pelo mapa alguns snipers (1-5), que não poderão se comunicar com o time principal. As mesmas
variantes citadas acima podem ser usadas, misturadas, etc.
Resgate de Reféns (Hostage rescue): Dois times formados. Um time é dividido em ”reféns” e ”resgate”, enquanto o outro time serão os Guardas. Os reféns são divididos em diferentes localizações. O time de resgate deverá então resgata-los. Pode levar armas para que os reféns usem. Os reféns podem tentar fugir, mas poderão ser eliminados (atirar ou render se estiverem tentando fugir). 50% dos reféns devem ser resgatados.
Uma variação desse jogo poderá ser: O refém poderá ser um jogador que não pertence ao time (VIP) que foi seqüestrado e deverá ser resgatado ou então poderá ser um ”piloto” que teve seu avião abatido e precisa ser resgatado.
SWAT - Eliminação de Terroristas: Clássico. Um time da SWAT (25% dos jogadores) deve eliminar todos os terroristas. Construções devem ser preferidas para esse tipo de jogo.Variante: Pode haver ”civis” nos cômodos que não poderão ser eliminados.
Assassinato (assassins): Um pequeno grupo de terrorista (25% dos jogadores) deve eliminar um jogar específico (VIP) e recuar para um ponto de saída, dentro de um limite de tempo. O outro time deve defendê-lo a todo custo. O VIP poderá, ou não, estar armado com uma pistola.
Variantes:
• Um grupo de Comandos (25% dos jogadores) deve eliminar o líder de um grupo de terrorismo. (o líder pode ou não estar portanto uma pistola).
• Matar os Oficiais (killing of the officers): Dois times, cada um tem um Oficial. O objetivo é eliminar o oficial do time adversário. O oficial pode se mover pelo campo ou deverá ficar em certo lugar (quartel).
Rei da Colina (king of the hill): 1/3 dos jogadores se entrincheiram no topo de uma colina ou área aberta e devem defender a posição por certo período de tempo. Os outros jogadores devem atacá-los. No topo da colina há uma bandeira, e o time que estiver mais perto da bandeira quando o tempo acabar. A colina deve fornecer uma boa proteção.
Reforço (reinforcements): Variação do Rei da Colina com dois times. De um dos times, um pequeno grupo é escolhido (1/3). Esse grupo se entrincheira na colina, defendendo a bandeira, enquanto que o outro time é posto abaixo na colina e deverá atacá-la. Os 2/3 restantes do primeiro time é levado para um lugar de 5 a 10 minutos afastado da base da colina. O time que estiver mais perto da bandeira quando o jogo terminar, vence. O tempo de jogo deve ser de 20 a 40 minutos.
Zumbi: Uma variação do jogo Time x Time, mas nesse caso o jogador eliminado vai para um terceiro ponto de inicio. Quando três jogadores forem eliminados e estiverem nesse ponto, eles formam um time de zumbis e podem jogar novamente. Esse novo time zumbi luta contra os outros dois times, inclusive contra outros times zumbis. O jogo termina apenas quando resta apenas um jogador de um dos dois times iniciais. Uma variação desse jogo é quando um zumbi atingir um jogador, esse passa para o time zumbi. No final, só ficara um jogador vivo e o resto todo será zumbi (bem no estilo residente evil).
Trincheiras (trenches): Uma área de 50x125 metros é dividida em 10 setores de 2x5 m. Os dois times devem ser grandes (15 a 40 jogadores) e eles começam em lados opostos da fronteira do campo. O time que controlar o maior número de setores quando o jogo terminar será o vencedor. Para que um setor seja controlado, pelo menos 2 jogadores e nenhum inimigo podem estar no setor. A regra ”ferimento leve” é usada.
Arrastar o boneco (drag the doll): Dois times são formados. Um boneco (estatura e proporções de um humano, pesando pelo menos 40 kg – por exemplo, pode-se usar um botijão parecido com os de gás) está no meio de uma arena quadrada. A arena é aberta e plana, mas com vários objetos para dar cobertura. O objetivo é alcançar e arrastar o boneco para o seu lado. Espere por um jogo bastante intensivo e rápido. Basicamente, é um CTF numa versão de arena.
Tomada e apreensão: O time que conseguir manter-se dentro da área especificada por um tempo pré-determinado vence.
Subjugados: Um time deverá atacar e manter dois membros de seu time dentro de uma área especificada sem morrer. O outro time tem domínio sobre todo o território e está
em maior número.
Herói: Um jogador contra todos!O herói estará armado com a melhor arma e sem restrições. Seu objetivo é completar um circuito ou chegar num destino. O herói é imune a acertos em geral, mas se for atingido no peito, onde haverá um papel, e o papel furar, ele morre. Ele vence se completar o circuito sem morrer ou eliminando os inimigos. Todos os outros devem estar armados com armas tranqueiras, não automáticas e sem miras. Devem matar o herói. Note que o herói não para nunca, ele não morre no campo. Só será declarado morto depois de o jogo acabar e se o papel estiver furado.
Patrulha: Atividade terrorista foi detectada na área. Seu time foi enviado para fazer uma patrulha na área. Uma unidade de apoio está na área para suporte.
- Patrulha: Deve patrulhar uma área usando uma rota circular pré-determinada. Não deve desviar desta rota, a não ser que seja atacado. Não pode usar armas automáticas.
- Célula terrorista: Em número inferior à patrulha. Tem a rota da patrulha e deve montar uma emboscada. Pode usar armas automáticas.
- Suporte: Deve permanecer na base até ser chamado pela patrulha. Deve atender ao pedido de socorro da patrulha imediatamente. Pode ter somente uma arma automática.
Variação
• Civis: Ficam vagando pelo campo e confundindo todos.
• Terroristas disfarçados: Como os civis, mas podem jogar granadas em patrulhas quando não estiverem olhando e não suspeitarem.
• Protetores da paz (Nações Unidas): A patrulha que encontrar atividade terrorista deve pedir pela rendição do terrorista antes de atirar.
CQB (Close Quarter Battle): Versões dos jogos que ocorrem dentro de construções. Geralmente dentro de uma casa grande ou em muitas casas. Podem ser uma mistura dos
jogos acima.
Espero que gostem
Re: CONHECENDO OS DIFERENTES ESTILOS DE JOGOS
boa mano, reputadasso
Última edição por HUGO-AS em Ter Nov 06, 2012 9:22 am, editado 1 vez(es)
Re: CONHECENDO OS DIFERENTES ESTILOS DE JOGOS
QRA Biasoli. Franca muito bom artigo. Fica como instrução básica para quem nunca participou de aisoft. Parabéns. QAP
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